300500451 info@novoplano.pt

Recuperação financeira

reestruturação da dívida

A recuperação financeira,  é indicada quando as pessoas singulares estão com dificuldades em cumprir com as suas obrigações mas ainda é possível a sua recuperação.  Pode-se  apresentar um plano de pagamentos junto de um tribunal para futura apreciação dos credores e homologação por um juiz. 

Consequencias da recuperação financeira

  • permite acabar com penhoras
  • credores deixam de poder entrar em contacto com o endividado e isso traz-lhes tranquilidade
  • Permite manter o património
  • Para o plano ser aprovado é necessário que obtenha  os votos necessários dos credores e depois será ou não homologado pelo Tribunal

Para recuperar financeiramente,  ao devedor é permitido negociar o pagamento das dívidas através de um plano de pagamentos judicial que terá de ser aceite pelos credores e homologado por um juiz. . O devedor poderá conseguir acordar o pagamento das suas dívidas, mantendo o seu património e honrando as suas obrigações na medida das suas possibilidades actuais. O devedor vê assim a dívida regulada e evita o incumprimento generalizado que poderia levar a uma situação de penhoras ou até mesmo de insolvência pessoal.

 

Obs. A informação prestada não é exaustiva, está apresentada em termos muito simplistas e genéricos. Requer a análise e patrocínio por um profissional devidamente habilitado – um advogado.

 

SOLUÇÕES