300500451 info@novoplano.pt

5 dicas de como poupar dinheiro em cartões de credito

O cartão de crédito dá-lhe entre 20 a 50 dias de crédito grátis. Quando bem utilizados, os cartões de crédito podem ser ótimas ferramentas de gestão de finanças pessoais, substituindo de forma muito eficiente o descoberto autorizado da conta ordenado. Quando mal utilizados levam a situações de excesso de endividamento.

Cuidados a ter:

 

1. Não possuir muitos cartões e plafonds muito elevados

Deve evitar ter muitos cartões de credito com recompensas, simplesmente porque possuir muitos pode impedi-lo de optimizar suas recompensas em qualquer cartão. Além disso, ter muitos cartões pode apenas incentivá-lo a gastar mais do que deveria e ao  excessivo recurso ao crédito. O plafond dos seus cartões deve também ser ajustado ao que pode pagar mensalmente, se achar o seu plafond muito elevado peça para reduzir.

 

2. Pagar o total do saldo utilizado a tempo ou mais do que o mínimo

Por simplesmente praticar bons hábitos de pagamento, você vai evitar encargos financeiros exorbitantes e penalidades impostas na sua conta. O ideal é pagar o seu saldo mensal na íntegra,(situação em que não paga juros). Se você não pode pagar isso, em seguida, pagar mais do que o mínimo você vai economizar um pouco de juros a longo prazo.

 

3. Evite depender de cartões de crédito para cobrir uma emergência.

Algumas pessoas não têm fundos de emergência e acabam confiando em seus cartões de crédito para socorrê-los sempre que necessário. No entanto, com nenhuma economia, é provável que você vai aumentar o desequilibro no saldo do seu cartão de crédito assim que você usá-lo para todas as despesas inesperadas – e manter um desequilibro no saldo significa pagar extra em juros. Portanto, tenha em mente que, deve poupar todos ao meses para despesas inesperadas, pois depender dos seus cartões de credito é bastante tentador, mas vai ser caro no longo prazo.

 

4. Use recompensas dos cartões só se você pode pagar o saldo na integra.

Os sistemas de recompensa do cartão de crédito podem ser interessantes. Mas para compensar as recompensas que eles pagam deve pagar o saldo de cada mês na integra. Senão o beneficio inicial vai desaparecer pois irá pagar juros elevados.

 

5. Amortizar o mais rapidamente possível as dividas do seu cartão de credito

Para amortizar rapidamente as dívidas do seu cartão de crédito deverá olhar para todos os focos de poupança no dia-a-dia para libertar liquidez para amortizar a dívida. Pense sempre neste exercício como o melhor investimento que poderá fazer sempre. De seguida, poderá tentar falar com a instituição financeira de modo a transformar o cartão de crédito num crédito pessoal (onde pagará menos juros e garante que amortiza sempre uma parte do crédito todos os meses). Pode ainda consolidar esta dívida com outras dívidas que tenha entretanto.